top of page

CARISMA DA MISSÃO MÉDICA CATÓLICA
"Pregue o Evangelho em todos os momentos. Se necessário, use palavras."
- São Francisco de Assis
Em Santa Madre Teresa de Calcuta, procuramos viver os valores do Evangelho através das lentes franciscanas. Inflamados pelo fogo do Espírito de Deus, seguindo as pegadas de Jesus e inspirados por São Francisco e Santa Clara de Assis, nos esforçamos para manter:
um intenso amor a Deus e um desejo de viver cada dia como Jesus viveu
um respeito por todas as pessoas, especialmente as menos importantes entre nós
uma profunda reverência por toda a criação
um compromisso com a pacificação
um desejo de criar uma comunidade onde quer que estejamos
Com base na comunidade, nós nos esforçamos para viver os valores de AMOR do Evangelho de Jesus:
Deixe os outros irem primeiro
Ofereça-se para ajudar
Elogio de voz apenas
Todos participam
Somos constantemente lembrados de centralizar nossa vida do Evangelho em nosso relacionamento com Deus o Criador, Jesus, nosso irmão, e o Espírito Santo. Esta relação é fortalecida através da Eucaristia, oração, partilha de fé e hospitalidade.
O termo 'carisma', em referência a um fundador ou fundadora, descreve uma unção particular do Espírito Santo sobre sua vida e obra, permitindo-lhes traçar um novo caminho de santidade e caridade na Igreja. Esta unção conferiu a Madre Teresa uma missão apostólica específica, uma nova forma de servir ao evangelho, bem como uma espiritualidade claramente definida, uma forma única de visualizar a relação pessoal com Deus.


No curto espaço de tempo desde seu falecimento, Madre Teresa e sua missão se tornaram um ícone moderno de amor e compaixão, respeitado em todo o mundo. Mesmo para o não crente e agnóstico, seu nome é sinônimo de carinho pelos mais necessitados.
O trabalho de amor mundial que ela começou não foi realizado em seu próprio nome. Nem sua inspiração nem sua realização foram dela. Nada que ela conseguiu veio de sua própria pessoa, nem ela entendeu seu trabalho ou seu sucesso como um reflexo de si mesma - mas sim daquele que a enviou. Seu trabalho, com suas quase impossíveis demandas físicas e espirituais, era realizado em completa dependência de Deus, hora a hora.
Para tantos ricos e pobres, em busca de um vislumbre do rosto de Deus, mas cego pela dor da vida, Madre Teresa se tornou uma janela abençoada para o coração de Deus. A sua mensagem, pronunciada com suavidade na sua vozinha frágil, mas trovejante no testemunho da sua obra, permanece até hoje um portal de luz que nos atrai para o terno e acolhedor abraço de Deus. Ela é um "sinal para esta geração" - um sinal de que Deus realmente 'amou o mundo' (Jo 3,16). E mais, como ela mesma insistia, um sinal de que Deus "ainda ama o mundo hoje ..."


Seu trabalho de amor, compartilhado por sua comunidade religiosa e por leigos associados e voluntários em todo o mundo, não é 'trabalho social'. Para Madre Teresa, alimentar os famintos e cuidar dos moribundos não é um fim em si mesmo. Eles pretendem ser uma obra da graça e um canal da presença de Deus - e assim eles se mostraram. A caridade divina que anima essas obras simples e humildes os eleva - para compartilhar e estender a própria obra redentora de amor de Jesus pelos menores e perdidos.


Madre Teresa sabia em primeira mão, muito antes de começar seu trabalho nas favelas, que as necessidades físicas e espirituais dos pobres que cercavam sua escola no convento eram enormes. Incontáveis ​​milhares viveram e morreram abandonados nas ruas e favelas de Calcutá, sem nada e ninguém para lembrá-los da existência de Deus, muito menos de seu amor.
Em 1946, diante de tal necessidade, Jesus começou a convidar Madre Teresa a assumir uma nova iniciativa em favor desses mais pobres dos pobres: simplesmente proclamar sua existência e seu amor com obras antes das palavras. Ele queria viver sua vida nela entre os pobres. No meio das ruas e sarjetas de Calcutá, Ele ansiava por continuar através dela a vida que vivera nos evangelhos e a missão que recebera de seu pai. Ela fez isso levando-O para os "buracos negros" onde os pobres de Calcutá se amontoavam, vivendo entre eles e como eles, amando-os em Seu Nome e servindo Sua presença oculta naqueles que carregavam o fardo e a dignidade de Sua Cruz.
Olhando para trás agora, podemos ver que, no plano de Deus, ela deveria dar uma nova cara à pregação da Boa Nova aos pobres, tanto nas favelas de Calcutá como fora dela.


Qual foi a motivação de Madre Teresa para realizar tudo o que ela fez? O que produziu nela tanta alegria, tanta energia e compromisso? A única fonte de tudo o que ela fez e se tornou encontra-se em uma série de encontros espirituais íntimos com Jesus, a partir de setembro de 1946. Nesses diálogos, Jesus revelou a ela os anseios mais profundos de Seu coração. A 10 de setembro de 1946, durante a sua viagem anual a Darjeeling para um retiro espiritual, Jesus revelou-lhe o mistério da sua 'sede' proclamada na cruz (Jo.19: 28) - a sua sede infinita «de nos amar e de ser amado por nós "(MT). Madre Teresa foi mostrada, e ela mesma experimentou, que o Go

bottom of page