top of page

DOUTORES CMM

O Lema da Missão Médica Católica Mundial, cujos membros se vinculam ao Senhor e ao serviço de Sua Igreja pela profissão dos Conselhos Evangélicos de Castidade, Pobreza e Obediência, e o Quarto Voto de Serviço Gratuito e de Todo o Coração aos Mais Pobres do Pobre.

A nossa missão inspira-se nos ideais de Santa Teresa de Calcutá, compromete-se a realizar o seu carisma dentro do sacerdócio ministerial, exercida a serviço dos pobres portadores privilegiados do mistério da presença e da paixão de Jesus no mundo de hoje.

O nosso nome, WORLD CATHOLIC MEDICAL MISSION, exprime tanto a nossa identidade como a nossa actividade na Igreja:

Continuamos o mistério do envio de Jesus pelo Pai para salvar e santificar o mundo, levando suas boas novas aos pobres. (Lucas 4:18)

É acima de tudo o amor de Deus por nós, a sua "sede" por nós e o nosso amor, que devemos proclamar.

Como médicos e sacerdotes, devemos permitir que Jesus continue buscando os pobres, os sofredores e aqueles que têm fome de Deus, curando suas feridas com a nossa presença e ministério sacramental: nas áreas de missão, hospitais, prisões, refeitórios, abrigos de nossas Irmãs e Irmãos, nas casas, nas favelas e nas ruas.

Nossa missão:

A missão de Cristo é nossa, sua pessoa é nossa identidade. "Existem tantas riquezas no sacerdócio, se apenas pudermos ajudá-los a perceber." É a alegria de viver este dom - o sacerdócio de Jesus Cristo e o Jesus Cristo do evangelho - que o Espírito Santo, o mundo e os pobres nos pedem.

Nossa missão particular é trabalhar pela salvação e santificação dos mais pobres dos pobres:

a) O testemunho da nossa vida consagrada à Caridade e à Medicina;

b) Nossos doutores, sacerdotes ao serviço dos mais pobres dos pobres, tanto material quanto espiritualmente:

- O ministério de médicos e padres onde não há presença sacerdotal: nas áreas de missão, hospitais, prisões, refeitórios populares, abrigos de nossas Irmãs e Irmãos, nas casas, nas favelas e nas ruas; evangelização pessoal, um a um, trazendo o pão da Palavra de Deus para suas vidas.

- Buscar os mais necessitados; acolhendo os pobres em nome de Jesus;
formando os pobres como discípulos; e enviá-los como apóstolos.

c) Nossa assistência espiritual à Família CMM:

- Servir a Família WCMM por meio de retiros, seminários, conferências, confissão e orientação espiritual de acordo com nosso carisma comum.

d) Nosso serviço à mensagem da Mãe no mundo:

- Como médicos e sacerdotes da Família WCMM, também nos foi confiada a missão de propagar o carisma e a mensagem de Madre Teresa.
Somos, portanto, chamados a contemplar, estudar e pregar esta mensagem, em um ministério de evangelismo a todos que desejam nos ouvir.

- Embora convencidos da grande importância desta missão evangelizadora no projeto de Deus para a nossa Sociedade, ela será sempre fruto do nosso contato direto com a sede de Jesus nos e pelos mais pobres dos pobres.

VIDA COMUNITÁRIA
Nossa vida comunitária consiste na partilha diária da vida. Vivendo juntos na simplicidade e fraternidade dos Doze, reunidos em oração por e em torno de Nossa Senhora, sustentando-nos mutuamente no vínculo de nosso chamado comum na caridade, tornamos visível a unidade do único Sacerdócio de Jesus e de Sua Igreja.

Procuramos viver uma vida simples e solidária com os pobres a quem servimos.

Enfatizamos um espírito fraterno em nossas casas que inclui:

Recreação comum.
Bens compartilhados.
Como comunidade internacional, nossos membros precisam aprender a falar inglês e a língua do país onde residem.


Como desejamos buscar a Deus de todo o coração, temos o mínimo de posses; consequentemente, não usamos televisores, rádios e aparelhos de conveniência. Não fumamos nem bebemos bebidas alcoólicas.

Como também procuramos depender da providência de Deus, todo o nosso trabalho sacerdotal é feito gratuitamente. Não aceitamos seguro de vida e imploramos por nossa comida.

Não tiramos férias anuais e fazemos uma visita domiciliar a cada cinco anos.

NOSSA MISSÃO
A missão de Cristo é nossa, sua pessoa é nossa identidade. "Existem tantas riquezas no sacerdócio, se apenas pudermos ajudá-los a perceber." É a alegria de viver este dom - o sacerdócio de Jesus Cristo e o Jesus Cristo do evangelho - que o Espírito Santo, o mundo e os pobres nos pedem.

Nossa missão particular é trabalhar pela salvação e santificação dos mais pobres dos pobres:

a) O testemunho da nossa vida consagrada;

b) Nosso serviço sacerdotal aos mais pobres dos pobres, tanto material quanto espiritualmente:

- O ministério sacerdotal onde não há presença sacerdotal: nas áreas de missão, hospitais, prisões, refeitórios populares, abrigos de nossas Irmãs e Irmãos, nas casas, nas favelas e nas ruas; evangelização pessoal, um a um, trazendo o pão da Palavra de Deus para suas vidas.

bottom of page